terça-feira, 22 de julho de 2014

Como saber o número do PIS/PASEP?

Para que o trabalhador receba o PIS/PASEP (Abono Salarial), seguro-desemprego e FGTS é necessário saber o número do PIS, mas muitos pessoas que tem direito a esses benefícios desconhecem qual é o seu número do PIS/Pasep, saiba que o número do PIS é muito importante na hora de receber o abono salarial do PIS, pois através dele é possível você consultar se tem ou não direito a receber esse benefício.

Se você possui cartão cidadão o número do seu PIS está impresso nele, caso você não possua ou não localizou o seu basta abrir a carteira de trabalho, normalmente o número do PIS está na primeira folha a direita logo ao abrir, em algumas mais antigas pode ser localizado o número do PIS na última folha.

Como saber o número do PIS/PASEP se não tiver uma das opções acima??

Acesse ao site do DATAPREVhttp://www1.dataprev.gov.br/cadint/sp2cgi.exe?sp2application=cadint

Dentro do site da DATAPREV clique em Inscrição, vai abrir a seguinte tela:

Tela_número_PIS
Preencha os campos os com as seguintes informações:
Nome completo
Data de nascimento
Nome da mãe
CPF

O site solicita outras informações, mas as que são obrigatórias a preencher são essas citadas a cima. Clique em confirmar após conferir seus dados e será carregado na página o número do seu PIS.

SOBRE O PIS


O PIS é distribuído de ano em ano para todos os trabalhadores que possuem menos de 2 salários médios mensais no anterior ao ano base, existem outras regras para receber o PIS que iremos falar no decorrer desse artigo.

Quando o trabalhador assina seu primeiro contrato de trabalho com carteira assinada, a empresa que você assinou o contrato deve cadastrar você no PIS. Após isso você receberá o cartão cidadão com o seu número do PIS que é único, portanto ninguém mais terá o mesmo número de PIS que o seu. O número do PIS não serve apenas para realizar a consulta e saque do PIS, serve também para consulta do saldo FGTS, informações sobre o seguro de desemprego e outras informações importantes para o trabalhador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário